sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Novo pecado capital.


Os sete pecados capitais conhecidos – avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça, vaidade – foram usados pela igreja católica como desculpa para educar e proteger os fiéis dos vícios.

A igreja cita dois tipos de pecados: os perdoáveis, não necessitam de confissão, e os pecados capitais, merecedores da condenação.

Não sei se quem faz uso dos setes pecados capitais pra ter uma vida boa aqui na terra, é realmente condenado nos céus. Ou se passa pelo purgatório.

A verdade é que a maioria dos seguidores do catolicismo deve ou pelo menos deveria se confessar quase uma vez por semana.

Não gostaria de ir contra os séculos de história do catolicismo, mas que hipocrisia ficar ouvindo confissões mentirosas, mas que hipocrisia dizer-se falsamente arrependido. Por isso à modernidade, à quebra regras, à liberdade, lanço o verdadeiro pecado capital: é pecado interromper o pecado alheio. Os que assim fizerem, pagarão em terra.

Tangentemente é impossível viver sem os sete pecados ditos capitais. Quem não pecou, não viveu. Essa é a verdade. E que nunca adorou dar uma pecadinha, não sabe se divertir – com seus próprios erros.

Vaidade

Se vaidade fosse pecado, todos os cirurgiões plásticos, maquiadores, estilistas, cabeleleiros, adeptos estariam condenados a deixar o inferno mais fashion, sem apenas tons de vermelho.

Ira

Fazer uso da ira, hoje em dia, é super saudável. Quantas vezes já ouvimos falar que guardar mágoas, sentimentos ruins pode nos levar a ter câncer ou um punhado dessas doenças que estão na moda (vaidade até nas doenças, pois essas estão se aperfeiçoando.)

Inveja

Quem não sente um pingo de inveja de alguém não cresce na vida. Vai me dizer que não teve inveja do cara que ganhou na mega sena e agora pode ficar sem trabalhar o resto da vida?

Preguiça

Os cinco minutinhos a mais na cama fizeram você perder uma manhã de trabalho. Que delícia. Os cinco minutinhos a mais na cama fizeram você ficar mais tempo abraçadinho com aquela pessoa que tanto adora. Que delícia.

Luxúria

“não nos deixe cair em tentação (porém se isso acontecer), mas livra-nos de todo mal. Amém” Amém.

E aqueles que se fodem o tempo todo? Viver de fazer sexo também é uma profissão. É assim que muitas pessoas encontram uma forma de ganhar dinheiro e sobreviver nessa sociedade.

Avareza

Alguns são mais desapegados do que outros, isso é fato. Mas é fato também que ninguém gosta de perder o que conquistou. Então para de falar mal do outro e vai cuidar dos seus pertences.


Gula

Nesse pecado uma coisa tem de ser esclarecida. Pecado é a comida boa. E não comer muito. Pecador é quem faz a comida boa. E não quem come muito dela. Mas longe de mim criticar esses pecadores. Quero que se aprimorem cada dia mais.


Dentre tudo de bom que tem em cair em tentações, vale lembrar que é muito importante o uso do bom senso e da moderação.

Um comentário:

  1. excelente.
    e que meu(s) pecado(s) não sejam interrompidos... amem! :P

    ResponderExcluir